Gatilhos mentais são estímulos que influenciam nosso comportamento. Por meio de reações psicológicas que geram em nossa mente, podem provocar sensações de desejo, necessidade, empatia, e outros sentimentos. Esses, por sua vez, podem levar leitores e espectadores a uma ação.
Na prática, os gatilhos mentais se apresentam como argumentos de venda. Podem ser divulgados em imagens, áudio ou vídeo. O que realmente importa é a mensagem que eles transmitem e seus efeitos sobre a mente. Esse tema é estudado em Neuromarketing.
Vai além da relação marca x cliente, analisando também detalhes do subconsciente.Envolvem eventos ou circunstâncias externas que podem produzir sintomas emocionais desfavoráveis ou favoráveis. O gatilho mental de uma pessoa pode ser ativado através de um ou mais dos cinco sentidos. Em Marketing e Vendas, os mais explorados são a visão (imagem) e audição (som).
Quando usar imagens como gatilhos mentais?
Além disso, eles também podem trazer sentimentos sobre algum elemento do seu conteúdo que provoca uma sensação ou experiência no leitor. Por isso, o uso de imagens e referências pode ter um efeito positivo dentro de um conteúdo, gerando uma correlação desse gatilho com a experiência do leitor.
Usar imagens com produtos para inspirar os consumidores é comum, mas o efeito sobre as vendas e engajamento pode ser enorme. Essa é a razão pela qual a Amazon fornece diretrizes rígidas para os vendedores sobre a utilização das imagens do produto.
Eles fazem uma conexão emocional com o leitor. Para fazer isso em seu blog e em seus produtos, evite imagens previsíveis, que se pareçam com as dos seus concorrentes. Em vez disso, use imagens que representam verdadeiramente seu produto ou serviço para aumentar as taxas de conversão.
Alguns exemplos de gatilhos bastante utilizados:
Escassez: “vagas limitadas”, “até quando durar o estoque”…;
Urgência: “promoção somente hoje”, “se você levar agora, …”;
Exclusividade: “acesso à área Vip”, “brinde personalizado com seu nome”;
Reciprocidade: “participe do workshop gratuito”, “baixe nossos eBooks gratuitamente”, “você é convidado para nosso evento”… (“para participar, basta se inscrever”);
Autoridade: “Veja o que Fulano de Tal, PhD, diz sobre nossa solução…”;
Ganância: “você pode faturar X mil reais em apenas 1 semana…”;
Preguiça: “… sem ter de fazer tanto esforço / ler tantos livros”;
Prova Social: a utilização de depoimentos de pessoais reais, com uso de fotos e vídeos, gera confiança e motiva as pessoas para a compra.
Quais são os benefícios de usar gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são os estímulos que o cérebro humano recebe para tomar decisões. Se você trabalha com vendas, é essencial conhecer esses gatilhos e entender quais e de que forma usá-los nos momentos-chave da negociação ou da persuasão nos famosos “Emails de Vendas” ou cartas de vendas, “Páginas de Vendas (landing pages)” e “Vídeos de Vendas (VSL Video Sales Letter)”. Quer entender como persuadir seus leads com gatilhos para auxiliar na conversão? Então conte com profissionais nessa área!
Muitos vendedores utilizam gatilhos mentais em suas negociações de maneira praticamente instintiva. O seu marketplace também usar essa estratégia nas diversas etapas da experiência de compra e venda.
Outro detalhe importante asobre os gatilhos mentais é que eles não são uma solução milagrosa. Para ter o sucesso esperado, você precisa associá-los a um posicionamento estratégico de marketing da sua empresa. São um excelente recurso para usar em horas estratégicas como para liderar o fechamento de uma venda.
E você, já sabe utilizar gatilhos mentais? Se prefere contar com a ajudinha de um especialista para ganhar tempo e resultados, entre em contato comigo!
Entre outras formações, Denise Maciel é certificada em Copywriting pela Rock Content.
Comments are closed