O tom de voz da marca é a forma como ela conversa com o público, deixando claros seus objetivos, visão, missão e tudo aquilo em que acredita. Como principais vantagens, vemos um aumento de autoridade, conexão verdadeira com o cliente e diminuição dos ruídos de comunicação.
Quando toda a equipe compreender esse tom, todos vão falar a mesma língua, e as interações da empresa com o público serão muito mais consistentes e eficazes. Teremos aí uma marca mais forte e com um vínculo maior com as pessoas que deseja atrair.
O tom de voz nada mais é do que isso, é a maneira como falamos e mostramos a “personalidade” da nossa empresa. É a sua linguagem, estilo de ser e se comunicar verbalmente. Com ele, podemos identificar não só o que ela deseja representar na mente do público, como a origem, o estado de humor e muitas outras características.
Realizar pesquisas para definir a voz da marca
Seguindo essa primeira dica, você estará no caminho certo para encontrar a voz de sua marca. E quanto melhor desenvolver esse passo, mais fácil será tomar decisões futuras sobre a personalidade da marca — inclusive em relação aos seus atributos visuais. Utilize sites especializados em publicação de pesquisas, formulários próprios com sua base de clientes, portais do seu segmento e comunidades em redes sociais. Essas medidas serão ótimas para você aprender qual a linguagem que seu público entende e fala.
Personalidade da Marca
O tom de voz é o jeito que uma marca se comunica, fundamentada no que ela é na vida real – jovial, sóbria, descontraída etc, na qual os diálogos e o relacionamento são potencializados e se tornam muito mais marcantes e presentes. Ele não é composto por uma ação isolada, mas sim por um conjunto de atitudes, palavras e frases que podem ser usadas para expressar a personalidade e o posicionamento da empresa no mercado. Além disso, vale traçar como você imagina aquela persona se relacionando com a sua marca: o que ela espera ao entrar em contato com você, o que gostaria de ver nas redes sociais, seus principais valores em relação a marcas e quais são os pontos de atenção, ou seja, aspectos que afastariam aquela pessoa.
Aplique a voz da marca às suas Campanhas de Marketing
Branding constrói empresas que perduram, por isso é importante estabelecer e usar bem o tom de voz da marca. As empresas mais amadas e duradouras tendem a ser aquelas que entendem isso. Eles investem na construção de uma presença e personalidade consistentes que são imediatamente reconhecíveis em toda a sua estratégia de marketing.
O tom de voz da marca é usado pelas empresas para chamar atenção dos seus clientes, por isso é necessário ter uma identidade definida, que abranja não apenas o visual das suas campanhas e produtos, mas também que se comunique com o público com certa personalidade, para que ela, se destaque das demais concorrentes.
Clareza na Comunicação
Enquanto algumas marcas se perdem no esquecimento, outras se destacam. O desafio de se diferenciar muitas vezes está na falta de clareza sobre sua comunicação e no que você transmite para as pessoas. Por isso, definir a voz da marca é fundamental no processo de branding e de produção de conteúdo.
À medida que as empresas e suas equipes crescem, essa definição se torna super importante, para que sua comunicação esteja alinhada em todos os canais. Ou seja, os diversos profissionais que falam e escrevem em nome da sua marca deverão falar a “mesma língua”, soando da mesma forma. Assim, a experiência do cliente será memorizada de uma maneira clara, humana e coerente, em favor da sua marca.
Precisa desenvolver a comunicação da sua marca? Entre em contato agora mesmo aqui pelo Whatsapp ou comentários!
Denise Maciel é publicitária de formação (PUC-PR), com certificação em Copywriting e UX Writing.
Comments are closed