Você está visualizando atualmente Marketing H2H e a Importância do Personal Branding

Marketing H2H e a Importância do Personal Branding

Você já notou como as empresas estão cada vez mais se voltando para uma abordagem cada vez mais mais humanizada no marketing? Nos últimos anos, empresas e pessoas estão despertando para o fato de que precisam mudar a maneira de pensar, planejar e executar seu marketing.

Bem, não se trata de uma “moda passageira”, e uma demonstração disso é a mudança de paradigmas até dos maiores nomes do cenário mundial. Ao perceber certa limitação dos tradicionais “4Ps”, Philip Kotler documentou sua atual metodologia a que denominou Marketing H2H (“human to human”), lançada como livro junto a outros experts em 2020 nos EUA (e traduzida para mais países recentemente). O fato é que o mestre Kotler prova o que muitos já vinham demonstrando, mas em escala mais ampla: que as conexões humanas serão o elo mais importante para sustentar o marketing de todos os negócios. Essa abordagem se destaca ao priorizar as relações e a empatia entre marcas e consumidores. Mas como essa tendência emergiu e qual a sua importância no cenário atual?

O que é Marketing H2H, a abordagem atual de Philip Kotler?

O Marketing H2H, ou Human to Human, é uma filosofia que enfatiza a importância das interações humanas genuínas nas estratégias de marketing. Philip Kotler, renomado guru do marketing, foi um dos primeiros a defender essa abordagem. Segundo Kotler, o Marketing H2H vai além das tradicionais segmentações B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer), focando nas pessoas por trás das transações.

Essa abordagem reconhece que, independentemente de estarmos vendendo para empresas ou consumidores finais, no centro de qualquer transação estão pessoas com emoções, necessidades e desejos únicos. Portanto, o Marketing H2H precisa criar relacionamentos verdadeiros, valorizando a individualidade de cada cliente e promovendo interações que gerem confiança e lealdade.

E a Inteligência Artificial (IA), como fica nesse contexto?

O mercado seguirá ascendente para as ferramentas e profissionais de IA. Entretanto, os resultados mais significativos e melhores trabalhos serão conquistados por aqueles que souberem utilizá-la de maneira sofisticada. Assim como em qualquer outro exemplo, não é a ferramenta que determina a qualidade do trabalho, e sim a capacidade, treinamento e dedicação de quem o executa.

Se as pessoas gostam ou não de ser atendidas por robôs (chatbots)? Seguiremos tendo pesquisas sobre esse tema, mas já sabemos que a aceitação aumenta quando há eficiência e rápida resolução de solicitações. De qualquer modo, o H2H reforça a ideia de que sempre haverá humanos por trás da máquina, em algum estágio do atendimento, e as automações parciais visarão melhorias progressivas.

Como especialistas em Personal Branding podem contribuir na aplicação do Marketing H2H?

Especialistas em Personal Branding desempenham um papel crucial na aplicação bem-sucedida do Marketing H2H. O Personal Branding, ou Gestão da Marca Pessoal, é o processo de desenvolver e gerenciar a imagem pública de um indivíduo, assessorando-o para um posicionamento coerente com suas habilidades, valores e personalidade. No contexto do Marketing H2H, o desenvolvimento de marcas pessoais fortes dentro de uma organização pode aprimorar a comunicação autêntica e a confiança nas interações com os consumidores.

Especialistas em Personal Branding ajudam indivíduos a identificar e comunicar suas missões e valores únicos, criando uma presença autêntica e influente. Quando líderes empresariais e colaboradores desenvolvem suas marcas pessoais, eles se tornam rostos confiáveis e representativos da empresa, o que contribui para a humanização da marca e estabelecimento de conexões com clientes e admiradores.

Além disso, esses estrategistas orientam sobre a presença executiva e digital, para manter imagem e reputação alinhadas com seus princípios. Eles ensinam técnicas de networking e comunicação, que são essenciais para que se tornem um elo favorável à geração de negócios. Ao humanizar os ambientes e pontos de contato com o público, as marcas conseguem criar narrativas mais envolventes e humanas, envolvendo seus consumidores.

Personal Branding e a Criação de Conteúdo Autêntico

A criação de conteúdo autêntico é uma das maneiras mais eficazes de aplicar o Marketing H2H. Especialistas em Personal Branding ajudam empresas e indivíduos a criar conteúdos que refletem genuinamente sua essência. Isso pode ser aplicado a blogs, vídeos, redes sociais e com uma integração multimeios.

Por exemplo, um CEO pode compartilhar suas experiências pessoais em um blog ou vídeos para humanizar a empresa, mostrando que há uma pessoa real por trás da marca. Esse tipo de conteúdo atrai seguidores e gera uma forte proximidade com o público.

O Futuro do Marketing H2H com Personal Branding

A evolução do marketing para uma abordagem mais humanizada reflete uma mudança profunda no mercado. No Marketing H2H, a confiança e as conexões emocionais entre pessoas são essenciais. O Personal Branding desempenha um papel crítico nessa transformação, ao auxiliar empresas a humanizar suas marcas de maneira genuína e ética para construir relações mais fortes com seus stakeholders.

Nesse cenário, a relevância do Personal Branding no Marketing H2H só tende a crescer. Empresas que investem em desenvolver e atrair marcas pessoais alinhadas à sua organização estarão melhor posicionadas para se destacar neste mercado em que são relações que fidelizam clientes. Portanto, integrar estratégias de Personal Branding no Marketing H2H não é só uma tendência, é uma necessidade para qualquer empresa desperta e atenta à evolução do comportamento humano.

E você, já conhecia esse conceito? Já aplica ou pretende aplicá-lo?

Denise Maciel é copywriter SEO, publicitária especialista em marketing (PUC-PR e FGV-SC), e analista de Personal Branding (PB Academy /Brasil) e marcas pessoais (BrandYOU360).
Para conteúdos semanais, siga o perfil no Instagram @denisemaciel.mkt .