Você está visualizando atualmente Empresas de technologia lucram mais com UX

Empresas de technologia lucram mais com UX

A experiência do usuário (UX) se torna cada vez mais lucrativa no mundo da tecnologia e por boas razões. As empresas de TI que investem em melhorias de UX estão obtendo melhores resultados em termos de envolvimento do usuário, satisfação do cliente e, por fim, aumento de receita. E uma área em que o UX está tendo um grande impacto é o segmento de serviços online, onde o UX Writing ajuda os usuários a comprar mais serviços.

Assim como no e-commerce, o UX impacta totalmente a jornada da persona no aplicativo, website e mobile site de venda de serviços. Existem detalhes que ajudam a instruí-la, deixá-la confortável e guiam o seu caminho até a compra final.

UX Writing é a prática de elaborar as palavras e frases que aparecem em uma interface, com o objetivo de orientar os usuários a realizar ações específicas. Isso pode incluir tudo, desde o texto em um botão de chamada para ação até a cópia em uma mensagem de erro. UX Writing é uma parte essencial do processo de design UX, pois ajuda a criar uma experiência de usuário perfeita e intuitiva.

No mundo dos serviços online, o UX Writing é particularmente importante. Quando os usuários buscam adquirir um serviço, geralmente se deparam com uma infinidade de opções. Se a interface for confusa ou difícil de navegar, é provável que os usuários abandonem o site e procurem em outro lugar. Mas com UX Writing eficaz, as empresas podem orientar os usuários no processo e aumentar as chances de uma compra bem-sucedida.

Por exemplo, imagine que você deseja assinar um software de gestão de projetos. Você reduziu suas opções a dois serviços diferentes e está tentando decidir qual deles usar. O Serviço A possui uma interface limpa com linguagem clara e concisa, enquanto o Serviço B possui telas desordenadas. A probabilidade de você projetar essa experiência para a compra é enorme, e deverá escolher aquela que lhe proporcionou mais facilidade e segurança.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, juntamente com o Digitalks, os principais motivos que causam desistência na hora da compra são sites lentos (50%) e não responsivos (56%). Foram entrevistadas 1166 pessoas que já compraram através de dispositivos móveis, seja em aplicativo ou sites. Por outro lado, um estudo da consultora global de negócios McKinsey, com a participação de 300 empresas de diferentes segmentos e países,  constatou a diferença das boas práticas de User Experience (UX) na lucratividade das empresas em 5 anos.

O ideal é que uma empresa não esperem perceber algum prejuízo causado por sua interface para dar atenção ao UX. Atuar de maneira pró-ativa e preventiva sempre a posicionará de maneira mais competitiva no mercado. Algumas empresas ainda têm receio de iniciar um projeto nessa área, por acreditar ser algo de grandes corporações. Porém, é possível realizar testes e projetos viáveis em todos os portes de empresas.

Entre em contato para conversar sobre UX para sua empresa:

Fale comigo agora pelo Whatsapp
Me Chama no Whats!
Enviar via WhatsApp

 

Entre outras formações, Denise Maciel é certificada em UX Writing pela Aldeia Academy e Processos UX na Prática pela EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas).