Você está visualizando atualmente Público FRIO? 10 passos para começar a tratar já!

Público FRIO? 10 passos para começar a tratar já!

Se existe um potencial que você ainda não explorou no seu mercado de atuação, o que é provável, então há uma parcela de possíveis consumidores que ainda pode alcançar. Você já ouviu falar em público frio, quente e morno? Se não é da área de marketing, talvez seja a primeira vez. Essa metáfora é perfeita e muito fácil de entender: o público “frio” é aquele que nunca ouviu falar da sua marca ou serviço, não conhece você, tem quase zero informação. Já o público “morno” avançou ao estágio de consciência seguinte. Esse grupo já reconhece sua marca, sabe o que você faz e considera a probabilidade de ser seu cliente algum dia. E o público “quente”? Esse já mantém contato com você há algum tempo, aprecia seu conteúdo, confia na sua marca e está no momento ideal para comprar.

Lembre-se que seus concorrentes costumam assediar todos eles com frequência. Isso significa que sua venda nunca está garantida.  Ou seja, o “lead” só será cliente de fato no momento da compra. Ok, isso parece óbvio, mas considere nos indicadores de marketing. Mas então, qual o caminho para acessar seu público e “aquecê-lo”?

Casal pensativo vestindo blusas cinzas dentro de casa, sem casaco. Simbolizam o público "morno".
Público “morno” já considera o seu produto, mas ainda não está pronto para comprar.

1) Defina objetivos de marketing e metas de comunicação

Antes mesmo de procurar a ajuda de um profissional especialista em comunicação, defina claramente os seus próximos objetivos de curto e médio prazo, de acordo com o plano de marketing ou visão da sua empresa. Determine as prioridades em sequência. Se as pessoas já conhecem sua marca regionalmente, poderá avançar para divulgação de produtos e serviços com nomes de linhas específicos, ou ampliar para campanha nacional. Caso contrário, comece com um raio geográfico menor, focando apenas no nome da marca.

Sim, o copywriter profissional ou consultor de marketing pode e deve ajudá-lo a refinar seus objetivos. Porém, para sua segurança e até para saber qual perfil de profissional buscar, é melhor traçar os objetivos básicos primeiro.

 

Exemplos:

– Conquistar o reconhecimento da marca na capital Curitiba /PR, no segmento de procedimentos estéticos;
– Aparecer na 1ª página de resultados de busca do Google por “harmonização facial curitiba” dentro de 3 meses;
– Qualificar a base de mailing com 500 novos contatos em até 2 meses.

2) Análise FOFA

Ok, isso parece chato. É coisa de gestão empresarial, mas é importante e rápido. Essa lista de 4 elementos do seu cenário de marketing poderá vir do seu Plano de Marketing. Caso não tenha um, traga para o seu copywriter estrategista, pois ajudará muito a planejar as ferramentas e esforços mais indicados pra você.

Aqui vai um exemplo, ainda com a simulação de uma clínica de procedimentos estéticos:

FORÇAS:
Verba de marketing para o semestre (valor total).
Parceria estratégica com uma emissora de TV local.
Canal Instagram já com 10.000 seguidores.

FRAQUEZA(S):
Não dispõe de equipe exclusiva para marketing, apenas uma assistente e a gerente geral.

AMEAÇA:
Altíssima concorrência

OPORTUNIDADES:
Parceria com Influencer(s)
Oferecimento de simulações gráficas aos clientes

3) Busque assessoria profissional

Como em toda área, será fundamental receber orientação estratégica para criar e executar as táticas de captação dos seus novos “leads” (contatos), nutrição e relacionamento até as vendas efetivas.

Será necessário personalizar o “funil de vendas” de inbound marketing, ou seja, da jornada do seu prospect até se tornar um cliente.

Para contratar um excelente copywriter estrategista em marketing, verifique as referências e certificações do profissional. Logo, selecione uma proposta que possa conduzi-lo até as suas metas.

4) Lance mão da automação de marketing

Com a ajuda do seu copywriter, escolha a ferramenta mais indicada para operacionalizar os contatos da sua empresa com seus leads. Dependendo do acordo que fizer, essa rotina poderá ocorrer em sua empresa, ou poderá delegá-la.

Para maximizar seus resultados, você precisará do poder da automação. Será possível integrar e automatizar respostas, atendimentos remotos, publicações e comunicados. À medida que seu mailing cresce, será impossível fazer esses procedimentos com dezenas de ferramentas isoladas.

5) Monitore resultados e promova ajustes

Outra enorme vantagem das ferramentas de automação é que lhe permitem medir cada ação realizada. Você saberá a aceitação de cada mensagem, taxa de abertura, taxa de cliques, tempo de permanência em páginas e muito mais. Dessa forma, o profissional especialista em marketing poderá sugerir ajustes, realizar testes e desenvolver um conjunto de serviços completo. Poderá, inclusive, otimizar páginas de serviço (landing pages) de suas promoções.

6) Tenha o WhatsApp como aliado

Você sabia que o Brasil é o país que mais usa WhatsApp no mundo? Essa é uma peça fundamental a ser integrada nas suas ações de marketing, para gerar respostas rápidas e interação com seus clientes, além de divulgações com aceitação até mais alta do que por e-mail. Entretanto, conte com a orientação de seu copywriting para regular a frequência dos disparos. Não faça como empresas que bombardeiam propagandas 10x por semana, ou redigem chatbots que não conseguem continuar as conversas dos clientes.
Na dose certa, o WhatsApp será como uma “café” para esquentar seu público 🙂

7) Faça Marketing de Conteúdo

Entenda esse item como algo amplo. Gerar conteúdo não é necessariamente escrever um Blog, embora essa seja uma excelente ferramenta (principamente para ser encontrado pela internet). Converse com o copywriter estrategista de marketing para definir quais as plataformas prioritárias para o seu segmento. De acordo com o seu orçamento, prazo das metas e disponibilidade da sua equipe de marketing, então poderão traçar o melhor plano.

O plano de Marketing de Conteúdo e calendário editorial pode incluir blog, uma ou mais mídias sociais com vídeos, newsletter, revista eletrônica, cursos, eBooks. Essa área muitas vezes acaba se unindo com a de eventos, se fizer eventos virtuais como lives ou webinars. A mensagem é: esteja presente onde seu público estiver a maior parte do tempo.

8) Tenha seu estilo próprio!

Buscar referências, pesquisar o que concorrentes e empresas líderes na área fazem é importante. Apenas lembre-se de que se fizer tudo parecido, não se destacará. É jogar muito dinheiro fora, pois sua “persona” (cliente pretendido) poderá até ver seu anúncio e nem lembrar quem era o anunciante. Não se satisfaça com pouco, desenvolva uma linguagem própria da sua marca. O reconhecimento precisa sim de repetidas visualizações, mas a comunicação precisa ser impactante e original.

9) Rode uma campanha de anúncios

As campanhas de anúncios na rede de display (Facebook Ads, Google Ads, Youtube Ads) são uma das estratégias de maior retorno para anunciantes de alguns segmentos, e são indicadas para todos.

A não ser que o perfil da sua “persona” seja totalmente avesso à internet e redes sociais, o que é quase impossível hoje, você não deve ignorar esses canais. Isso não significa que não deva fazer ações de propaganda convencional e trade marketing, caso você tenha um comércio ou varejo.

O que torna essa ferramenta vantajosa é a altíssima capacidade de segmentação, por critérios geográficos, sociais, comportamentais e por palavras-chave.

10) Esquentou, e agora?

Você verificou que as ações surtiram efeito, e agora as pessoas estão muito interessadas no seu produto? Se algumas conversas avançaram e os leads demonstraram que estão prontos para a compra, é o momento para algumas ações. Aqui entra o contato ativo do comercial para liderar a venda. Porém, dependendo do formato do seu negócio, se for digital, poderá haver abandono de carrinho ou interrupção da compra. Ou ainda, pode haver pessoas no momento ideal, que não sinalizaram isso. Por esse motivo, você poderá elaborar promoções específicas para seu mailing de cadastrados, fazer contatos periódicos ou ações de remarketing. De um jeito ou de outro, conquiste esse lead!

Grupo de amigos no verão sorrindo para a câmera, simbolizando público "quente"

E então, vamos fazer verão com seu mailing?

Para entrar em contato comigo:

Enviar mensagem para Denise Maciel | Copywriter

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Nome